Light Novels

1º- O que são Light Novels (LNs)?

A Light Novel (frequentemente abreviadas de LN) são livros japoneses focados em adolescentes e jovens adultos. As histórias são escritas em linguagem simples (katakana e hiragana) e contém muito diálogo, textos esparsos e frequentemente
narração em primeira pessoa.

Assim como mangas eles são publicados em volumes separados custando em torno de R$ 25 reais cada (quase o mesmo preço de um manga). Ilustrações (variando de 8 a 15 por volume), quase sempre semelhantes às dos mangás japoneses, ajudam a dar vida à narrativa, motivo pelo qual cada volume traz sempre ilustrações coloridas logo no começo. O foco das ilustrações depende muito do gosto do ilustrador e autor de cada obra, assim com o tema central da mesma.

          A esquerda na cor verde uma LN com padrão 
          de   250 paginas ao lado de algumas LNs de                  Horizon que chegam a ter volumes com mais de                                    1000 paginas.                                    


Cada volume tem aproximadamente 250 a 300 paginas (existem exceções como a LN de Horizon na imagem acima) e são lançados a cada 3 a 4 meses aproximadamente (existem casos raros aonde o tempo é menor ou maior). Cada volume costuma ter uma história “relativamente” fechada e um final conclusivo (climático). Esse final não necessariamente vai fechar um “arco” da história, que pode levar vários volumes para ser concluído dependendo da obra em questão, mas ele costuma resolver o conflito, questão ou mistério principal que foi trazida no volume.

Light Novels são bem pequenas, quase livros de bolso (15 cm x 11cm)

Comparando tamanhos, no topo uma LN e mais em baixo uma Novel (capa prateada) e o manga de Dragon Ball (capa vermelha).

2º- Publicação

Light Novels, diferente de mangás, não são publicadas em capítulos curtos semanalmente ou mensalmente na revista de suas editoras, até terem esses capítulos encadernados, como ocorre com os mangás. Em vez disso o autor escreve a história completa do volume, e esse é encadernado e vendido. O tempo de publicação de cada volume varia, mas a média mais comum é 3 a 4 meses, podendo variar para mais ou menos.  
 
A maioria das Light Novels que conseguem um sucesso minimo para manterem a publicação tem suas historias concluídas com 10 a 25 volumes na maioria dos casos, sendo 10 o número padrão para slice of lifes/Comédia e 25 o número mais comum para light novels de Aventura/Ação.
  

3º-Gêneros

Assim como mangas, temos light novels de todos os tipos e para todos os públicos, exemplos:  
 
Vida Escolar – que pode vir junto a comédia, romance, drama, fanservice e as vezes sobrenatural:
Exemplos: Covers de Toradora , Sakurasou, Kokoro Connect e Kamisama no Memochou.
  
Comédias – muitas vezes são slice of life/romance também, mas o foco principal é a comédia:  
Exemplos: Covers de Baka to Test , Ichizon, Boku wa Tomodachi e Nyaruko-san.
  
Fantasia/Ação com foco em ecchi e vida escolar:
Covers de Horizon , Date a Live, High School DxD e Infinite Stratus.  
 
      Fantasia/Ação com Ecchi Hardcore (Pesado)

                            (Shinmai Maou)


Fantasia/Ação – São ficções/fantasias com foco em aventura/ação – o fanservice é bem raro/escaço nessas LNs:
Exemplos:Covers de Sword Art Online , Seikon no Blacksmith, Kamisama no Inai e Legend of Legendary Heroes.

Fantasias mais densas - Possuem histórias mais elaboradas e quase ou nenhum fanservice :
                                    (Fate Zero)

3.1º- Capas

Gotoubun no Hanayome


Capa de Gotoubun no Hanayome (The Quintessential Quintuplets)- modelo padrão com apenas as heroínas na capa.






Sword Art Online



Capa de Sword Art Online - Modelo dificilmente visto hoje em dia aonde o protagonista quase sempre aparece na capa.







A maiorias das capas de Light Novel hoje em dia costuma ter uma ilustração da heroína em uma pose sensual ou “bonitinha”, isso não necessariamente significa que a light novel vai ter foco em fanservice ou coisa do tipo – tratando-se apenas de um padrão adotado pela industria (com intuito de atrair o publico masculino). Algumas ainda fogem um pouco disso como as capas de Sword Art Online que costumam ter sempre o protagonista na capa dividindo espaço com uma heroína ou um personagem masculino.

4º-Venda de Light Novels



Vendas de light novel são parecidas com as de manga mas com o diferencial que a produção de uma LN é mais barata (gastasse muito menos tinta devido ao textos esparso e o fato de haverem pouquíssimas ilustrações), apesar de elas custarem o mesmo preço de um manga. Com isso, se um autor conseguir vender aproximadamente 5,000 unidades por volume, a editora dificilmente vai cancelar a obra dele, que por mais que venda pouco, ainda trará lucro.
Mais quanto é um bom valor de vendas ? Vou simplificar com uma tabela:
    














Esses são valores aproximados e estimativas que fiz ao longo de anos acompanhando o chart de vendas junto a varias discussões em foruns, não é 100% correto (existem exceções pra tudo afinal) , mas é funcional e dá uma boa base para maioria dos casos.

Os “fracassos” da tabela raramente são vistos por nós, já que os mesmos dificilmente conseguiram entrar em um ranking de vendas – que costuma ter um corte mínimo de 3,000 unidades. Eu especulo que existam uma grande quantidade de novos títulos que fracassam, já que diferente de um manga aonde é preciso saber desenhar, para criar uma light novel só é necessário saber escrever (razoavelmente bem) – um escritor razoável que consiga passar suas ideias no papel já deve ser capaz de ter sua obra publicada (ou pelo menos analisada por uma editora). Claro que não é qualquer um que vai conseguir ter sucesso, e por isso acho que pra cada LN que consegue 10k em vendas no primeiro volume, devem existir 30 que não conseguem nem 2k e acabam canceladas rapidamente.

5º- Nivel de vendas

 



(Kore wa Zombie Desuka, Seikon no Blacksmith e Chrono Shelled Regios são bons exemplos de Light Novels com vendas medianas variando de 10k a 30k)
















Light Novels com média de 10k a 30k costumam ser comuns no ranking, e qualquer coisa acima de 30k já costuma se destacar e conseguir posições no top 5.

Grande parte das LNs que conseguem uma adaptação para anime tem uma melhora significativa em suas vendas, as vezes mais, as vezes menos. As que vendem 20k costumam subir pra 40k as de 50k para 80, 90k, e por ai vai.

Existem casos no entanto aonde as vendas quase não mexem. Um exemplo recente é Kamisama no Inai, que mesmo depois de ser adaptado para anime continuou com vendas abaixo de 5k. E se menos de 30k em vendas já é considerado ruim para uma LN já adaptada para anime, imaginem só como uma que não consegue nem passar de 5k é vista.


Assim como os fracassos temos os mega sucessos que aparecem de vez em quando. Os maiores exemplos dos últimos anos foram Haruhi e Sword Art Online, ambos quebrando a barreira das 300k unidades por volume, enquanto a maioria dos autores sonha em ter uma LN que venda perto dos 100k.

Comentários

Postagens mais visitadas